É #FAKE que ‘água solarizada’ regule hormônios e ajude na queda de cabelo


Especialistas consultados pelo Fato ou Fake afirmam que não há qualquer comprovação científica de benefícios trazidos pelo consumo de água exposta ao sol. É #FAKE que ‘água solarizada’ regule hormônios e ajude na queda de cabelo
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo no qual uma narração diz que ingerir “água solarizada”(exposta ao sol algumas horas) regula os hormônios e evita a queda de cabelo. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz post mentiroso? O conteúdo, que já teve mais de 2,1 milhões de visualizações, foi publicado em 23 de março de 2025, no Facebook. Trata-se de um vídeo, no qual uma voz masculina afirma:”A pessoa começa a botar uma água no sol e começa a tomar água solarizada, a dor de cabeça some, o processo hormonal regula, o cabelo para de cair. E é só água. Veja que isso aqui é ridículo, você pega uma jarra, bota água no sol, deixa lá, 4 horas, 5 horas no sol, só isso […]”.
⚠️ Por que é falso? O Fato ou Fake conversou com especialistas, que concordaram que não existe qualquer embasamento científico que comprove os benefícios da “água solarizada” listados no conteúdo falso.
“Não existe base científica sólida ou estudos clínicos revisados por pares que comprovem benefícios terapêuticos do consumo de ‘água solarizada'”, disse o endocrinologista Renato Zilli, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês.
Ele alertou que a água exposta ao sol não tem capacidade de influenciar nenhum mecanismo do sistema endócrino, que é responsável pelo controle de hormônios do corpo.
“A queda de cabelo pode ter causas variadas: hormonais, nutricionais, autoimunes, como na alopecia areata, emocionais ou medicamentosas. Nenhum estudo mostra que água solarizada influencia essas causas”, explicou
Já quadros de dor de cabeça por leve desidratação são aliviados pela ingestão de qualquer tipo de água – ou seja, isso não tem relação com exposição ao sol.
“[Não há] nenhuma, nenhuma mesmo, nenhuma base científica para você fazer um tratamento com água solarizada. A água continua sendo a mesma fórmula, H20, e o que tem lá de minerais, eventualmente outros componentes diluídos”, descreveu Paulo Camiz, clínico-geral, geriatra e professor da Universidade de São Paulo (USP).
Lucas Carvalho Veloso Rodrigues, também professor da USP e doutor em química inorgânica pela mesma instituição, desmentiu que exista qualquer alteração na água nessas condições: “Não há modificação de sua composição ou qualquer absorção de ‘nutrientes’ ou outras substâncias por causa da incidência solar”.
Ele afirmou que a radiação solar não tem capacidade de causar nenhuma alteração na água, pois a interação da luz com o líquido é muito pequena. Por isso, a água é transparente e incolor.
“O único efeito, que é o pequeno aquecimento, não é diferente do que ocorre quando se aquece a água em um fogão”, explicou.
É #FAKE que ‘água solarizada’ regule hormônios e ajude na queda de cabelo
Reprodução
Veja também
É #FAKE que trabalhador pode perder dias de férias por excesso de atestados
É #FAKE que trabalhador pode perder dias de férias por excesso de atestados
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.