Nim Indiano: Prefeitura de Gurupi orienta população a substituir árvores e proíbe plantio de novas mudas


Espécie causa desequilíbrios ambientais. Pelo tamanho que pode atingir, existe o risco de afetar a parte estrutural da cidade. Nim Indiano é considerada uma espécie invasora
Divulgação
O Nim Indiano, espécie de árvore considerada como causa de desequilíbrios ambientais e por trazer problemas urbanos, deverá ser substituída nas ruas de Gurupi, região sul do estado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município fez a orientação à população, por meio de uma nota técnica, para que as árvores sejam substituídas por espécies nativas do Cerrado.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Neste mês, medida similar foi divulgada em Palmas. A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio do Projeto Germinar e da Fundação do Meio Ambiente (FMA), emitiram orientação para que diretores de escolas que possuem árvores de Nim Indiano solicitassem a substituição justamente por problemas que podem ser causados pela espécie considerada invasora.
O Nim tem origem asiática e nome científico Azadirachta indica A. Juss. É conhecido por ser usado para produção de repelente e se popularizou pela altura e sombra, segundo o gerente de Monitoramento e Recuperação de Áreas da FMA, Raimundo Nonato Santos Filho. Mas apesar dessas utilizações, pode atrapalhar animais e vegetais por intoxicar de abelhas e afetar na polinização das espécies, por exemplo.
Em janeiro de 2024, antes mesmo da lei que proíbe o plantio de Nim Indiano no estado, a Prefeitura de Araguaína também orientou a população para que não plantasse a espécie. Além dos riscos ao meio ambiente, a árvore pode chegar a uma altura que afeta fiações elétrica ou até mesmo danifica as vias públicas.
LEIA TAMBÉM:
Árvore indiana que causa problemas ambientais pode ser substituída por espécies nativas do Cerrado em escolas de Palmas
Árvore invasora que pode provocar morte de abelhas e desequilíbrio ambiental gera transtornos em cidade do Tocantins
Segundo a Diretoria de Meio Ambiente de Gurupi, inicialmente o trabalho está sendo feito para conscientização e serão priorizadas as substituições em áreas próximas a matas nativas e na região de criação de abelhas.
A substituição deverá ser feita de forma gradativa e em parceria com a Agência Gurupiense de Desenvolvimento, por meio do Viveiro Municipal, que fará a doação de mudas nativas para serem plantadas pela cidade.
Árvores Nim indiano devem ser retiradas de escolas municipais de Palmas; entenda
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.