
Recifense Vinícius Barreto Santana reside há dois anos na Abadia de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, e se encontrou com o papa Francisco pela primeira vez em janeiro este ano. Santana explicou o que deve acontecer nos próximos dias em relação ao funeral e ao conclave. O recifense Vinícius Barreto Santana, de 33 anos, é noviço beneditino e se encontrou com o papa Francisco este ano
Arquivo pessoal
Morando na Itália há dois anos, o recifense Vinícius Barreto Santana, de 33 anos, reside na Abadia de São Paulo Fora dos Muros (Extramuros) – uma das quatro basílicas de Roma, onde estuda para ser monge e padre. Em entrevista ao g1, o noviço beneditino contou que encontrou o papa no dia 25 de janeiro, quando o pontífice celebrou uma missa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
Vinícius Barreto Santana compartilhou duas fotos com o g1. Numa delas, aparece cumprimentando o papa Francisco; e na outra, está ajoelhado de frente para o papa, segurando um livro conhecido como Missal Romano – que tem os textos para a celebração da missa.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Santana contou que, assim que foi anunciada a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), todas as basílicas de Roma tocaram os sinos no modo fúnebre.
“Já é programado para tocar daquele modo somente na morte de papas. Todas as basílicas em Roma e no mundo soam os sinos no modo fúnebre. O papa Francisco, mesmo doente, estava sempre trabalhando pela igreja e sempre pedindo pela paz. Ele entregou sua alma a Deus no período da Páscoa, no dia seguinte ao domingo de Páscoa, que chamamos ‘Segunda do anjo’, ou ‘Lunedí dell’Angelo’. Pode ser chamado de ‘o papa pela paz’, pois até o último momento lutou pela paz”, comentou o noviço beneditino.
Vinícius Santana detalhou que Francisco deve ser sepultado até o próximo domingo (27), na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Santana explicou que são celebrados nove dias seguidos de missas pela alma do papa que morreu, enquanto os cardeais de todo o mundo se dirigem ao Vaticano para participar do Conclave.
O noviço beneditino Vinícius Barreto Santana segura o missal romano, ajoelhado em frente ao papa Francisco
Arquivo pessoal
“A Igreja está no período de ‘sede vacante’. A previsão é que o corpo do papa seja exposto na Basílica de São Pedro a partir de quarta-feira (23) e sepultado até domingo. Muitos outros padres foram sepultados em Santa Maria Maior. Ele pediu para ser sepultado lá desde o ano passado e o túmulo está pronto. Era onde o papa ia rezar antes de viajar e, quando voltava, ia para agradecer”, explicou Vinícius Barreto Santana.
LEIA TAMBÉM
Acompanhe a cobertura sobre a morte do papa Francisco em tempo real
‘Era como se estivesse se despedindo’, diz pernambucana que assistiu à última missa de Páscoa com presença do papa Francisco; VÍDEO
‘É uma das características dos santos’, diz Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, sobre bom humor do papa Francisco
‘Pastor com cheiro de ovelha’, papa Francisco eterniza legado de reforma e simplicidade na Igreja Católica
Ele acredita que o conclave, que significa “a portas fechadas” e é realizado pelos cardeais na Capela Sistina, pode ser mais longo dessa vez, por causa do maior número de cardeais nomeados pelo papa Francisco durante o seu pontificado.
“O papa nomeou muitos novos cardeais, de várias partes do mundo. Devemos esperar, não sabemos que perfil deve ter o novo papa. Eles vêm participar do funeral e deve haver um primeiro momento em que se encontram para pensar qual é o perfil favorável para este tempo que a igreja está vivendo e o mundo está passando”, falou Santana.
Arcebispo de Olinda e Recife relembra bom humor do papa Francisco
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias