
Empresário Martinho Rocha começou a exportar produtos de São João da Boa Vista (SP) em 2007. Pontífice morreu às 2h35 (no horário de Brasília). Encontrado do empresário Martinho Rocha com o papa Francisco em 2016
Arquivo pessoal
O empresário Martinho Rocha, que desde 2007 passou a produzir incenso na sua fábrica em São João da Boa Vista (SP) e enviar para o Vaticano, lamentou a morte do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
O empresário contou que esteve em Roma em fevereiro deste ano para levar uma carga de 90 quilos de incenso do Jubileu dos Peregrinos. “Você via lá o clima dessa fragilidade do papa. A gente fica muito triste, muito abalado”, disse.
A relação de Martinho com o Vaticano começou depois que o Papa Emérito Bento XVI veio ao Brasil, em 2007. Ele recebeu um pedido da Basílica de Nossa Senhora Aparecida para fabricar o incenso que seria usado nas missas no Brasil. O religioso gostou tanto que passou a usar o material.
“Eu criei o incenso de Nossa Senhora Aparecida despretensiosamente, pois o Brasil é o maior país católico do mundo e o Papa veio canonizar o primeiro santo brasileiro, então achei que deveria fazer algo especial. Oito meses depois, veio o reconhecimento, com um e-mail do Vaticano perguntando qual era o incenso azul com gotas douradas, porque tinha agradado não só ao papa, mas todos do Vaticano, disse o empresário.
LEIA MAIS:
HISTÓRICO: Mestre de torra brasileira serviu café ao papa Francisco durante única visita ao país
CIÊNCIAS: Papa indica pesquisador da USP São Carlos para Academia do Vaticano
TRAGETÓRIA: Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: saiba mais sobre Francisco
Produção do incenso no laboratório em São João da Boa Vista
Paulo Chiari/EPTV
Em 2013, a fábrica do interior de São Paulo também criou o incenso batizado de ‘Urb Et Orb’, que em latim significa ‘Da cidade para o mundo’. O produto, feito para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, marcou também a primeira visita do papa Francisco ao Brasil. O incenso também foi usado por ele na Missa do Galo, uma das celebrações mais importantes da Igreja Católica.
Para Martinho, a ligação com o Vaticano tem um significado muito especial.
“Pessoalmente me senti um instrumento de Deus para um propósito maior, algo até difícil entender. Mas tomei essa missão com muita determinação e responsabilidade. É uma benção muito grande. Que todo dia eu oro e agradeço por isso”, disse.
Fórmula
Papa celebra Missa do Galo com incenso fabricado em São João da Boa Vista, SP
A fórmula do incenso é cheia de significados. Na mistura alguns itens simbolizam a união dos povos no mundo.
A matéria-prima chega em sacas vindas de países da África e do Oriente Médio. Uma goma, extraída da casca de árvores, é a base para a produção.
No processo peneira, moenda, mistura e secagem. Óleos e essências dão a particularidade para cada um. Mas alguns segredos da fabricação não são revelados.
Para a igreja católica, a queima do incenso tem função importante no ritual litúrgico, pois ao elevar seu perfume ao céu estabelece a ligação entre aquilo que é terreno e aquilo que é divino e encontra-se acima de nós.
Morte de Francisco
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira. As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte.
O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos e se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial”.
O papa Francisco acena em imagem de 2 de setembro de 2023 em Ulan Bator, capital da Mongólia
Alberto Pizzoli/AFP
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara