Frente fria: volta do feriado é marcada por frio no Sul e Sudeste e alerta de temporais em Salvador; veja a previsão


Há risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e deslizamentos na região metropolitana de Salvador. No Sul, uma massa de ar frio de origem polar derruba as temperaturas. Volta do feriado é marcada por frio no Sul e Sudeste e alerta de temporais em Salvador
Uma alta polar está deixando o ar bem gelado no Rio Grande do Sul. No Sudeste, São Paulo igualou nesta terça (22) o recorde de frio de 2025 com a mínima registrada de 15,4°C.
E chove menos no Centro-Sul do país nesta terça, volta de feriado.
Mas os temporais deixam em atenção a faixa leste da Bahia. O Climatempo alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e deslizamento de terra e queda de barreiras em áreas de encosta na região metropolitana de Salvador. Há expectativa de totais acumulados da ordem de 100mm a 150mm, mas que pontualmente podem ficar ainda mais elevados.
Em outras áreas do país, a previsão é de chuva mais moderada.
Também pode chover forte no Norte do país e na faixa norte da região Nordeste. A frente fria que está levando a chuva para áreas do Nordeste já baixou pelo Sul e Sudeste do país desde sábado (19).
E há uma grande área de tempo firme passando por Goiás, Minas e descendo até o Rio Grande do Sul.
Novos recordes de frio em Porto Alegre registrados no feriadão
Uma massa de ar frio de origem polar se espalhou pelo Sul do Brasil no fim de semana e derrubou a temperatura. O fim de semana prolongado foi de recordes de baixa temperatura na capital gaúcha. O recorde de menor temperatura em 2025 foi batido por dois dias consecutivos. A madrugada desta segunda-feira foi a mais fria do ano até agora, com a temperatura mínima de 11,8°C.
No domingo, 20, o recorde de menor temperatura do ano já havia sido batido com a marca de 12,4°C. Também no domingo, Porto Alegre igualou a marca de menor temperatura máxima de 2025, com 22,7°C, máxima que já havia sido registrada no dia 7 de abril.
Cidade de SP iguala recorde de frio do ano
A cidade de São Paulo igualou nesta terça-feira o recorde de frio de 2025 com a mínima registrada de 15,4°C na estação convencional do Mirante de Santana – mesmo valor registrado de menor temperatura mínima da cidade no dia 6 de abril, na mesma estação. E há chance para recorde nesta quarta-feira, com mínima prevista de 14°C.
Próximos dias
Entre quinta (24) e sexta-feira (25), o cenário muda no Centro Sul do país. Uma frente fria vai se formar nesta quarta (23) no Paraguai e avançar para o Sudeste até sexta, espalhando bastante chuva no Centro Oeste (Mato Grosso do Sul e Goiás).
Em São Paulo, entre quinta e sexta deve chover bastante.
No Rio de Janeiro, a chuva aperta na sexta-feira.
No Oeste de Santa Catarina, a chuva pode ser mais forte. Em Chapecó, por exemplo, deve chover 50 milímetros na quinta-feira.
LEIA TAMBÉM:
Por que alergias estão ficando piores com mudanças climáticas
VÍDEO: Glaciar se desprende e transforma treinamento de resgate em exercício real para alpinistas no Peru
Frente fria: volta do feriado é marcada por frio no Sul e Sudeste e alerta de temporais em Salvador
reprodução TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.