
Segundo a concessionária, as três ocorrências identificadas envolvem ligação direta à rede de energia sem o uso do medidor. Fraude foi constatada em uma loja de Ferraz de Vasconcelos
Divulgação/EDP
Uma rede de lojas de calçados foi alvo pela terceira vez de um flagrante de furto de energia. O prejuízo estimado supera R$ 50 mil.
O flagrante foi feito durante uma operação policial que contou com o apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê
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A operação aconteceu na segunda-feira (9), na unidade da rede na Avenida Brasil, em Ferraz de Vasconcelos.
Segundo a EDP, o segundo caso foi na sexta-feira (6), na unidade da Avenida Quinze de Novembro, no Centro de Ferraz de Vasconcelos, onde foi constatada a mesma prática. E a primeira ocorrência foi no dia 9 de maio em Mogi das Cruzes.
A concessionária detalhou que as três práticas identificadas envolvem ligação direta à rede de energia, sem o uso do medidor. Os responsáveis devem responder pelo crime de furto de energia. A pena prevista é de um a quatro anos de prisão.
Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que o autor deverá arcar com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
Para inibir a pratica, a empresa tem adotado estratégias em suas áreas de concessão. Entre elas, estão o uso da inteligência artificial, ampliação de pontos de blindagem mecânica nas instalações de grandes cargas que fraudam energia e a parceria com órgãos públicos, como a Polícia Civil.
Além de ser crime, o furto de energia pode trazer riscos para quem o pratica e prejuízos para a população, uma vez que são realizadas de formas amadora. Entre eles, conforme destacado pela EDP, a sobrecarga da rede elétrica ou intermitência da mesma nas residências e ruas, além de provocar danos em equipamentos elétricos.
A fraude também causa queda na arrecadação de impostos que são coletados através das contas de energia, de acordo com a empresa.
A concessionária reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica, podendo reforçar áreas como a saúde e educação. Outro ponto destacado são as perdas elétricas, uma vez que o custo de energia utilizada de maneira irregular é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
Denúncia
A EDP orienta a população a denunciar ligações irregulares pelos seguintes canais:
Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
WhatsApp (11) 93465-2888
Central de Atendimento: 0800 721 0123
Todos funcionam 24h por dia.
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