
Fabiana Mercado e Gustavo Longo, de Bauru (SP), iniciam o cronograma em Porto Velho, capital de Rondônia. Em dois anos, os dois moraram em 16 capitais. Casal de Bauru já está com as malas prontas para o terceiro ano do projeto Desbravando Capitais
Arquivo pessoal
Há dois anos o casal de Bauru (SP), Fabiana Mercado e Gustavo Longo, iniciaram um projeto ousado de morar em todas as capitais do Brasil. De lá para cá, foram 16 cidades já “desbravadas”, como eles denominam a experiência de morar por um tempo em cada localidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Neste sábado (16), o casal retoma o projeto “Desbravando Capitais”, após um período na cidade natal, curtindo os familiares e planejando a nova etapa da jornada. Em 2024, serão 8 capitais e o projeto deve ser finalizado em 2025 com as duas últimas capitais.
O cronograma começa com a capital de Rondônia, Porto Velho. O casal viajou de carro para São Paulo na sexta-feira (15) e embarca neste sábado em voo direto de Guarulhos para Porto Velho.
Na programação deste ano ainda estão as cidades Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA) na região Norte do país e São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE) no Nordeste. O casal pretende ficar em média um mês em cada uma das capitais.
Casal que pretende morar em todas as capitais do Brasil completa 2º ano do projeto e planeja viagens para 2024
“A jornada de 2024 promete ser uma celebração da diversidade e riqueza cultural do Brasil. Ao concluir a exploração da região nordeste e se aventurar pela região norte, estaremos mergulhando em um universo de experiências únicas”, afirma Gustavo.
Na bagagem, que coube em três malas, Gustavo e Fabiana levam os equipamentos de trabalho. Porque toda essa jornada é uma experiência pessoal do casal, que mantém sua rotina de trabalho remoto. Gustavo é profissional de Tecnologia da Informação e Fabiana é publicitária.
Casal que pretende morar em todas as capitais do Brasil inicia terceiro ano do projeto
Durante os dois primeiros anos do projeto eles estiveram em todas as capitais do Centro-Oeste, incluindo Brasília (DF), além de Florianópolis (onde iniciaram o projeto em janeiro de 2022) e Curitiba, na região Sul; Belo Horizonte e Vitória, no Sudeste; Aracaju (SE), Recife (PE) Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Salvador (BA), no Nordeste, essas últimas com viagens feitas de carro; e Palmas (TO), no norte do Brasil.
Casal de Bauru vai viajar de avião para Porto Velho onde vai morar por cerca de um mês
Arquivo pessoal
Desbravadores conectados
O casal compartilha todas as experiências nessas capitais nas redes sociais. O objetivo é divulgar o Brasil para os próprios brasileiros.
“Cada cidade tem sua própria alma e histórias a contar, e ao estabelecer conexões reais com os moradores, queremos nos tornar embaixadores das experiências locais. Compartilhar essas descobertas através das redes sociais não apenas enriquece o conhecimento coletivo, mas mostra ao país a beleza de suas diferenças e a força de sua unidade”, pontua Gustavo.
Para organizar as “explorações”, o casal de “desbravadores” organiza as atividades e experiências que pretendem vivenciar em cada cidade de acordo com temas: esporte, culinária, natureza, expressões culturais e históricas e locais tradicionais.
Casal mantém suas atividades profissionais enquanto “desbravam” as capitais
Arquivo pessoal
No entanto , a lista é apenas um guia, porque o casal sempre busca se envolver com a comunidade e realmente vivenciar como é morar nesses locais e não apenas como turistas. O que é um desafio.
“A internet nos oferece opções ilimitadas, os serviços de atendimento ao turista nos guiam, mas nada supera a sabedoria dos moradores locais. Priorizar e equilibrar entre as ofertas virtuais, as sugestões oficiais e os conselhos autênticos dos habitantes transforma-se em mais um desafio dessa jornada.”
“Em meio a todas essas nuances, persistimos, porque desbravar não é apenas percorrer as ruas, mas navegar nos desafios que as capitais nos apresentam, onde cada esquina conta uma história e cada escolha molda a nossa própria narrativa urbana”, completa Gustavo.
Início e futuro do sonho
Casal de Bauru pretende morar em todas as capitais do Brasil
Fernanda Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
Fabiana e Gustavo tiveram a oportunidade de morar por 10 anos na capital paulista para estudar e trabalhar. Neste tempo, o sonho de atravessar os limites de territórios e conhecer outros lugares “gritava” no coração de ambos. Foi daí que nasceu o sonho do projeto.
“Sempre tivemos um espírito de desbravadores, de explorar a cidade, daquilo que ela nos proporciona, a cultura, o povo, e conhecer coisas diferentes. Como São Paulo é a maior cidade da América Latina, a gente entende que ela nos permite conhecer culturas de áreas mais ricas, mais pobres sem preconceitos”, lembram.
Desse espírito de desbravadores, cresceu recentemente a vontade de divulgar também o Brasil para os próprios brasileiros. O projeto deve se encerrar em 2025 com as duas capitais que faltam, Rio de Janeiro (RJ), na região Sudeste, e Porto Alegre (RS), no Sul.
Mas, o casal tem mais ideias desbravadoras para o futuro, além do plano de aumentar a família.
“Temos planejado, durante e pós projeto, compartilhar mais efetivamente nossas experiências através de clubes de assinatura, aplicativo e talvez através de um livro. Ainda na vertente de exploração, temos começado a debater um “Desbrava Interiores”, visto que neste momento temos nos concentrado nas capitais e com certeza existe muita riqueza nos interiores dos estados. Além disso, existe um plano para aumentar a família: filho para os próximos anos.”
Casal passou por várias capitais do Nordeste neste ano de 2023
Fernanda Mercado e Gustavo Longo/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: