Cervejaria do interior de SP conquista paladares e recebe o título de melhor do estado: ‘Sonho’, diz proprietário


Cerveja de Cupuaçu, fabricada em São José do Rio Preto (SP), levou a medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), realizado em Blumenau (SC). Cervejaria de Rio Preto (SP) é premiada como a melhor do estado de São Paulo
Vila Dionísio/Divulgação
Uma cervejaria de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, conquistou os paladares e corações dos amantes da cerveja e recebeu o título de melhor do estado de São Paulo e 8ª melhor do Brasil em um dos maiores concursos do país.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) deste ano foi realizado em Blumenau (SC), no dia 6 de março. Para debutar no tapete vermelho, a cervejaria apresentou as bebidas artesanais, feitas com lúpulo e malte, mas, também, ingredientes autênticos.
Medalhes conquistas pela cervejaria de São José do Rio Preto (SP)
Vila Dionísio/Divulgação
A prova é a cerveja de Cupuaçu, feita ao estilo “Brazilian Fruit Beer” (cerveja brasileira de fruta, na tradução livre), que levou a medalha de ouro no concurso, com 99 pontos, a maior nota do festival.
O 12º CBC teve a participação de 567 cervejarias de 21 estados brasileiros, com 4.147 amostras de cervejas dos mais diferentes estilos, que foram julgadas por 96 juízes de 21 países diferentes.
Cervejas premiadas são de São José do Rio Preto (SP)
Vila Dionísio/Divulgação
Das 10 melhores cervejarias do Brasil no CBC, nove são dos estados da região Sul do país. Ou seja, a única cervejaria no top 10 fora da região Sul, é a de Rio Preto. O feito ocorre justamente quando a empresa completa 20 anos de existência dedicada ao mundo boêmio.
As cervejas só são premiadas com medalhas se atingirem o nível de padrão internacional em cada estilo, exigido pelo concurso, o que torna ainda mais relevante as medalhas conquistadas pela cervejaria.
Sócio proprietário do estabelecimento e mestre cervejeiro, Alexandre Zanin, de Rio Preto (SP)
Vila Dionísio/Divulgação
Ao g1, o sócio proprietário do estabelecimento e mestre cervejeiro, Alexandre Zanin, de 48 anos, contou que o resultado não surpreendeu, devido ao planejamento detalhado que traçaram para alcançar o pódio.
Em 2022, a cervejaria participou pela primeira vez do CBC e conquistou uma medalha de prata e duas de bronze. No ano seguinte, receberam quatro medalhas. Para 2024, esperavam ficar entre as 20 melhores cervejarias do país e entre as três de SP.
“Muita alegria pelas conquistas, uma enorme satisfação pelos resultados do planejamento que foi traçado e também muita gratidão por todos que participaram de cada processo de cada cerveja. Acompanhamos, como clientes, o CBC, e era um sonho nosso”, celebra.
Telão da premiação de cervejaria de Rio Preto (SP)
Vila Dionísio/Arquivo pessoal
E qual é o segredo das cervejas premiadas? Conforme Alexandre, o coração da cervejaria é o seu laboratório de criação, onde os mestres cervejeiros dão asas à imaginação e experimentam uma ampla gama de estilos e sabores.
Nos estilos mais concorridos, são pequenos detalhes que separam os primeiros colocados. Por isso, trabalhou junto à equipe para evoluir a qualidade delas com os processos implantados na fábrica.
Cervejaria de Rio Preto (SP) foi premiada em concurso como a melhor do estado de SP
Vila Dionísio/Divulgação
Então, além de consagrar os melhores rótulos e cervejarias, o CBC visa fornecer um feedback técnico valioso aos participantes, auxiliando as cervejarias na melhoria de seus processos de fabricação e no aprimoramento das características de seus produtos.
“Temos que reconhecer as falhas para corrigi-las e apresentar produtos mais relevantes ao consumidor. As cervejas especiais e artesanais não são mais ‘novidade’ no cenário nacional e o elevado número de cervejarias aumentou essa concorrência. Acreditamos que investir em qualidade e diversificação é o único caminho para se manter revelante”, salienta o mestre cervejeiro.
Cervejas premiadas no Vila Dionísio
Cupuaçu – estilo Brazilian Fruit Beer: medalha de ouro, com 99 pontos (a maior nota do festival, ao lado de algumas outras)
Munique – estilo Oktoberfest: medalha de prata
Ingrid – estilo Hazy IPA / Glúten Free: medalha de prata
⁠Yellow – estilo Belgian Fruit Beer: medalha de prata
⁠Bacuri – estilo Brazilian Fruit Beer: medalha de prata
⁠Czech Vila – estilo Bohemian Pilsen / Glúten Free: medalha de bronze
⁠Bock N’ Amburana – estilo Doppelbock / Brazilian Herb and Spice: medalha de bronze
Cajá Comigo? – Brazilian Fruit Beer: medalha de bronze
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.