Família de Sorocaba procura a polícia após menina de 9 anos ser vítima de pedofilia pela internet


Mãe notou comportamentos diferentes na filha e encontrou conversas em que o pedófilo pedia para a menina enviar fotos e vídeos dela. Família salva criança de 9 anos que era vítima de pedófilo em Sorocaba
A Polícia Civil investiga se uma menina de nove anos foi vítima de pedofilia pela internet. O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba (SP).
Conforme a denúncia, o suspeito utilizou uma imagem de um personagem de desenho animado na foto de perfil do WhatsApp para atrair a atenção da menina com conversas sobre a rotina dela. Depois, ele passou a pedir fotos e vídeos da vítima.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Criminoso induziu à criança a enviar fotos e vídeos por WhatsApp. Polícia de Sorocaba (SP) investiga o caso.
Reprodução/TV TEM
Segundo a mãe, que não quis se identificar, a família notou um comportamento anormal na menina. “Demorava para tomar banho, trocar de roupa. Não gostava que eu entrasse no banheiro quando ela estava tomando banho. Dava risada sozinha quando estava mexendo no celular. Ficava o tempo todo tentando gravar vídeo”.
Foram cerca de 20 dias notando as mudanças de comportamento. Até que o irmão mais velho da menina alertou a mãe sobre a possibilidade da criança estar sendo vítima de pedofilia na internet.
“Ela chegou a ameaçar o irmão, que se ele contasse pra mim ou pro pai dela, ela nunca mais iria brincar com ele”, relata a mãe.
A delegada da DDM, Alessandra Silveira, explica que o crime cometido contra a criança trata-se de abuso sexual, mesmo que não tenha tido contato físico entre o abusador e a vítima.
“É importante acompanhar o que a criança está consumindo na internet. Conforme a idade, os pais devem orientar às crianças sobre o corpo delas. E estabelecer uma relação de confiança entre a criança e os adultos responsáveis por ela. Mostrar que ela pode comunicar situações de abuso para os adultos que ela confia”, explica a delegada.
Alessandra Silveira, delegada da DDM de Sorocaba (SP)
Fábio Modesto/TV TEM
Casos em Sorocaba
De acordo com o painel de dados da ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, foram registrados 196 casos de pedofilia em todo o estado de São Paulo no ano passado. Somente na região de Sorocaba, foram 10 casos.
Os casos podem ser denunciados na Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba, que fica na Rua Caracas, 846, no Jardim América.
DDM de Sorocaba tem aumento no número de casos de violência doméstica
Reprodução/ TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.