Mamoplastia: quais os tipos e indicações


O tamanho, formato e volume dos seios podem afetar a qualidade de vida e bem-estar das mulheres, o que aumenta o número da procura pela cirurgia das mamas
Crédito: Envato Elements.
A Mamoplastia é uma cirurgia que tem ligação com o formato e volume das mamas, podendo ser de aumento, redução, reconstrução ou reparação. O objetivo é devolver a autoestima e qualidade de vida à mulher que se sente desconfortável em relação a esta região do corpo.
Com o passar dos anos, as mamas passam por mudanças que podem despertar o desejo da mulher em relação algum tipo de alteração e a mamoplastia é indicada para proporcionar uma melhor harmonização dos seios com o restante do corpo, indo além da função estética, mas abrangendo também a saúde física e emocional da paciente que busca se sentir melhor consigo mesma e na realização das tarefas do dia a dia.
Por isso, o Doutor Nelson Letizio nos explica abaixo sobre os tipos de Mamoplastia:
Mamoplastia de aumento
Neste caso, a indicação é para mulheres que querem aumentar o volume das mamas com a colocação de próteses de silicone que podem ser de variados tamanhos e formatos. A escolha passará pela análise do médico em conjunto com o desejo da paciente.
Mamoplastia redutora
Muitas mulheres sofrem com o tamanho excessivo das mamas que podem acarretar em dores nas costas, no pescoço e dificuldades nas atividades do dia a dia. É retirado o excesso de gordura e pele com técnicas específicas que vão resultar em seios mais simétricos.
Mamoplastia reconstrutora
Esta abordagem é voltada às mulheres que precisam retirar parte da mama ou em sua totalidade devido a um câncer, por exemplo, podem passar pelo processo de reconstrução, que vai ajudar a devolver a autoestima. Decisões em relação ao momento ideal para a realização da cirurgia e maneira como será feita serão feitas pelo médico baseado nas condições de saúde da paciente.
Mamoplastia reparadora
Para as mulheres que sofrem com assimetria das mamas ou das aréolas ou qualquer outro tipo de disfunção, a mamoplastia reparadora é a indicada por corrigir estas questões e devolver à qualidade de vida à paciente.
Cada situação exige uma atenção individualizada e uma técnica específica devido às particularidades de cada pessoa. Portanto, procure um Cirurgião Plástico, agende uma avaliação, tire as dúvidas, passe por todos os exames necessários e siga as orientações do seu médico para a realização dos procedimentos com segurança.
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108
Adicionar aos favoritos o Link permanente.