‘Dia D’ é neste sábado (23) e terá programação na região. Objetivo é conscientizar sobre riscos trazidos pelo mosquito. O novo mutirão contra a dengue, da 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, acontece neste sábado (23) no Sul de Minas. A parceria entre Grupo EP e as prefeituras da região conscientiza sobre os riscos trazidos pelo mosquito, que transmite doenças graves como a dengue, chikungunya e zika vírus.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Todos os anos, as cidades são incentivadas a desenvolverem ações simultâneas de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito, como o “Dia D – Mutirão de combate ao Aedes”, que teve uma edição no dia 24 de fevereiro e, agora, acontece novamente neste sábado (23).
Mutirão da 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti acontece neste sábado em 140 cidades do Sul de Minas
Reprodução/EPTV
A campanha alcançou um recorde de adesão, sendo 103 cidades oficialmente inscritas na primeira etapa. Neste fim de semana, 140 cidades estão inscritas para participar do novo mutirão. (Veja a programação em todos os municípios participantes)
As prefeituras que participam da campanha podem desenvolver diversas ações e utilizar como apoio os materiais disponibilizados para auxiliar na comunicação com a população.
Em Três Corações (MG), por exemplo, nesta sexta (22) foi feita uma blitz educativa com orientações e panfletagem na rua em frente à Paróquia Sagrada Família. A ação teve o apoio da Polícia Militar, além de agentes de trânsito e de combate a endemias para conscientizar a população sobre a doença.
Dia D em Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) coordena o Dia D em todo o estado pelo movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito. Os mutirões comunitários acontecem no sábado (23).
Estão previstas blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas.
Também estão planejadas ações de mobilização para orientar e conscientizar a população que a responsabilidade diária de manter a limpeza dos ambientes dentro das casas é também de toda a comunidade.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas