Personalidades comentam sobre memórias e saudades de Porto Alegre


Porto Alegre celebra 252 anos, e os artistas Ilana Kaplan, Larissa Maciel e Marcos Breda, que nasceram na Capital, falam sobre saudades e memórias do município. Marcos Breda, Ilana Kaplan e Larisa Maciel celebram Porto Alegre
Reprodução
Nos 252 anos de Porto Alegre, completados nesta terça-feira (26), a história do município é marcada não apenas pelas belezas naturais e arquitetônicas, mas por aqueles que nasceram na Capital e, ao se aventurarem por outros lugares, levaram consigo memórias porto-alegrenses.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O g1 perguntou aos artistas Ilana Kaplan, Marcos Breda e Larissa Maciel sobre lembranças e saudades que têm da cidade (veja vídeos abaixo)
Ilana Kaplan
Ilana Kaplan fala sobre saudade e memórias de Porto Alegre
📽️ Os cinemas de rua vivem na melhor recordação da cidade para Ilana.
“É uma lembrança forte que eu tenho. A gente ia ao cinema e na saída já encontrava as pessoas e ia para os bares que tinham perto. A gente encontrava as pessoas, era um ponto de encontro, assim, para conversar, pra rir, pra paquerar”, rememora a atriz nascida na Capital e que hoje faz sucesso no Sudeste.
Ilana Kaplan fala de cinemas da Capital
Reprodução
👫 Desde que saiu da cidade e mudou-se para a terra a garoa, o que mais sente falta de Porto Alegre são os amigos e familiares.
“Sempre que eu vou, me recarrego de amor e encontro essas pessoas. Lá te um porto seguro”, diz a Ilana Kaplan.
Marcos Breda
Marcos Breda relembra Porto Alegre
🌅 Para Marcos Breda, ator que viveu os primeiros 25 anos de sua trajetória na Capital, as memórias são vastas, mas a saudade que fica é a do sol se pondo no horizonte.
“Acho que uma das coisas que eu mais lembro é o extraordinário pôr do sol que tem no paralelo 30. Não existe luz igual e eu sinto muita saudade. Perdi a conta de quantas vezes eu assisti ao pôr do sol nos mais diferentes pontos, no gasômetro, no morro da TV. Eu carrego sempre dentro de mim”, destaca Breda.
Marcos Breda sente saudades do time do coração
Reprodução
⚽ O artista comenta que sempre há, além de rever amigos e parentes, dois bons motivos para retornar ao município: o primeiro são os trabalhos e o segundo é o futebol.
“Eu trabalho muito em Porto Alegre. Faço cinema, teatro, vídeos, televisão. E, também para ir no Beira-Rio ver o meu Internacional do coração. É sempre bom matar a saudade”, conta.
Larissa Maciel
Larissa Maciel fala sobre a luz de Porto Alegre
🌳 A Redenção é o espaço da cidade que aviva momentos da adolescência e do início da vida adulta de Larissa Maciel. A atriz costumava passear, fazer exercícios no local e até apresentou um espetáculo em meio às árvores do parque.
Larissa Maciel fala do que mais sente falta de Porto Alegre
Reprodução
🌆Larissa diz sentir falta da luz ao entardecer. Em Porto Alegre, “ela é especialmente linda, deixando tudo naquele tom amarelo e dourado. Essa visão, sob essa luz, sempre me encheu de poesia”.
Breve história do município
Porto Alegre faz 252 anos
Marcelo Viola/PMPA
Em 1752 cerca de 60 casais portugueses açorianos chegaram ao Rio Grande do Sul. Eles vieram da Região das Ilhas de Portugal por meio do Tratado de Madri.
🧍🧍‍♀️ Os casais tinham como destino a Região das Missões, no Noroeste do RS, mas a área estava para ser entregue pelos espanhóis ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, às margens do Rio da Prata, no Uruguai.
🚢 Assim, eles permaneceram no então Porto de Viamão, como foi chamada a capital gaúcha pela primeira vez.
A demora na demarcação das terras fez com que não saíssem do que viria a ser Porto Alegre vinte anos depois, como havia sido inicialmente planejado.
☀️ A ponta da península, onde fica a Usina do Gasômetro, foi o começo da história dessa cidade que completa 252 anos.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.