Hemoap convoca doadores para regularizar estoque de sangue de bebês prematuros no Amapá


Hospital da Mulher Mãe Luzia apresenta baixo estoque de bolsas das tipagens sanguíneas O-, A -, B -, AB – e AB +. Doadores voluntários devem comparecer à sede do Hemoap, em Macapá. Estoque de sangue para bebês prematuros é baixo
Reprodução/Internet
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), convoca doadores para abastecer o estoque de sangue para os 24 bebês prematuros do Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml), em Macapá. A maior busca é pelos tipos O- , A -, B -, AB – e AB +.
Doadores voluntários interessados devem comparecer à sede do Hemoap, que se localiza na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá das 7h30 às 12h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Quem pode doar
Pessoas de 16 a 69 anos (menores de idade acompanhados de pais ou responsáveis);
Pessoas com 50 kg ou mais;
Pessoas com condições saudáveis.
O que fazer antes da doação
Dormir no mínimo 6 horas;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Doador deve estar bem alimentado;
Levar documento oficial com foto.
Voluntários com sintomas gripais podem doar 14 dias após o desaparecimento da doença.
Mulheres que estão amamentando só podem doar sangue após o bebê completar um ano de vida. Já as mulheres que não estão amamentando e tiveram bebê, podem doar após o período de seis meses em caso cesárea e três meses para partos normais.
A doação de sangue para os 24 prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), é importante devido a componentes presentes no sangue como hemácias e plaquetas.
Esses componentes essenciais são usados para corrigir problemas de saúde como anemia, dificuldade respiratória, distúrbios de coagulação e outros casos como a doença hemolítica do recém-nascido, na mãe e no bebê, por conta não compatibilidade sanguínea.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.