Macron na Amazônia: Presidente da França é presenteado com peças marajoaras durante visita ao Pará


Camisas são confeccionadas à mão por artesãs do arquipélago do Marajó. Macron na Amazônia: Presidente Francês é presenteado com peças marajoaras em Belém
Reprodução /Secom-PA
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi presenteado nesta terça-feira (26) com camisas marajoaras durante visita à capital do Pará, em Belém, na amazônica.
As peças produzidas por um coletivo de mulheres artesãs bordadeiras do arquipélago do Marajó são produzidas à mão e foram entregues pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Os produtos regionais foram recebidos pelo líder internacional durante o percurso de barco até a Ilha do Combu, onde junto ao presidente Lula e outros ministros visitaram uma fábrica de chocolate.
Macron na Amazônia: presidentes Lula e Macron chegam ao Combu
EBC/Reprodução
A coordenadora da loja de artesanato do Museu do Marajó, responsável pelo trabalho coletivo das peças, detalhou que foram produzidas 15 camisas especialmente para este momento.
“Eu falo no coletivo porque a gente é um grupo. E é muito gratificante saber que a nossa cultura está sendo reconhecida mundialmente. Estamos conseguindo expandir o nosso trabalho e hoje mesmo recebemos uma ligação através de um tradutor de Londres, que está também querendo conhecer o nosso trabalho”, revelou Rosimere Feio.
Camisas marajoaras
Reprodução/Redes Sociais
Segundo a artesã, as blusas são produzidas de forma manual com bordado à mão, sendo utilizado os materiais rusco, tricolíneo 100% algodão e o lírio natural.
Além do presidente francês e o governador do estado, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a primeira dama do Pará, Daniela Barbalho, também utilizaram as peças.
Museu do Marajó terá 2ª Feira Criativa pela Quadra Junina, no domingo (5)
Divulgação
História dos traços e produção
O trabalho é produzido exclusivamente pela cooperativa de mulheres marajoaras e é feito no Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó.
Copiado das cerâmicas herdadas dos povos indígenas que habitaram a região, o grafismo marajoara é uma reprodução fiel de achados arqueológicos.
“Nós somos mulheres e a gente pode dizer que hoje somos empoderadas e que vamos estar aqui trabalhando para atender toda essa demanda que está chegando até nós”, declarou a coordenadora da loja.
Além das camisas, as artesãs também produzem chapéus, colares, bolsas, panos de prato e muitos outros produtos.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.