Operação fiscalizou os equipamentos que pesam peixes, frutas e legumes, no período de três dias. Foram detectadas diversas irregularidades que burlam o código do consumidor. Balanças apreendidas em Macapá e Santana apresentavam irregularidades
Reprodução/Internet
Durante três dias foi realizada a operação “Semana Santa”, em feiras e supermercados de Macapá e Santana, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) em conjunto com o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-Ap).
Foram apreendidas cerca de 25 balanças de precisão, que pesam peixes, legumes e verduras. Os objetos apreendidos não atendiam às especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A fiscalização contou com a verificação das formas de pagamento, tabela de preços, além do acesso visível ao código do consumidor. Um dos supermercados monitorados na operação, foi notificado por constatação de venda produtos vencidos.
Ainda na ação, 23 empreendedores receberam orientações sobre o preço dos produtos e o modelo mais adequado para as balanças de precisão, foi orientado que a balança de uso em casa não é recomendada e nem autorizada para produtos comercializados.
O diretor-presidente do Procon-AP, Matheus Costa, falou que esta fiscalização garante que os vendedores estejam bem informados e orientados para fornecer um produto de qualidade para o consumidor, além de um atendimento seguro.
“Com o aumento da demanda nas feiras durante a Semana Santa em busca desses produtos, principalmente do peixe, a iniciativa busca garantir a confiança dos consumidores durante o período de alta demanda por alimentos específicos, promovendo um comércio mais justo e transparente”, disse o presidente.
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá