Fiéis católicos refletem dores de Jesus Cristo na cruz em celebrações da Sexta-feira Santa, em Presidente Prudente


Confira a programação da Semana Santa que segue até domingo (31), no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. Católicos refletem dores de Jesus Cristo na cruz, em Presidente Prudente (SP)
Pascom Santuário
A Sexta-feira Santa para os católicos é marcada por um dia de jejum, reflexão e penitência ao relembrar a morte de cruz de Jesus Cristo. Nesta sexta-feira (29), fiéis das Capelas Santa Terezinha, São Vicente de Paulo e São Vicente Pallotti realizaram uma procissão até o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP), com intuito de refletir fisicamente e mentalmente o caminho que Jesus percorreu até a crucificação. Confira a programação completa das celebrações, que terminam com a Páscoa, neste domingo (31).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo a coordenadora da liturgia do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Roberta Guimarães Montero de Araújo, a data, que celebra o fim do tempo quaresmal, convida a silenciar o coração e voltar o olhar para o interior, a fim de refletir as dores de Jesus na cruz.
Católicos refletem dores de Jesus Cristo na cruz, em Presidente Prudente (SP)
Pascom Santuário
O ápice da programação da Sexta-feira Santa se encerra com o teatro da Paixão de Cristo, realizado por mais de 30 jovens da comunidade, e a procissão do Senhor Morto.
“Durante a procissão é feito todo o retrato e o resgate de como foi a crucificação de Jesus. Então, a procissão retrata o Cristo Morto e Nossa Senhora das Dores seguindo o caminho desse calvário. Os fiéis católicos retomam, nesse momento da procissão, um momento em que Jesus está morto, relembram as dores de sua mãe e, juntos, mantém a memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo”, explicou Roberta ao g1.
A procissão a partir das 19h espera receber a comunidade paroquial e a comunidade diocesana, para que participe do resgate das origens do catolicismo.
Ainda conforme a coordenadora da liturgia, a celebração contará com a participação de toda a comunidade, a fim de transmitir uma mensagem de amor, vida e esperança.
“Nesta celebração, além dos coroinhas, nós contamos com os irmãos do santíssimo, que abrem a procissão iluminando o caminho [do calvário] e iluminando também o trajeto em que faremos toda a procissão. Logo em seguida, nós temos os ministros e os jovens que levam todos os símbolos que representam a crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Também levamos na procissão o Santo Sudário, levado pelos jovens, os andores do Senhor morto e de Nossa Senhora das Dores”, pontuou a coordenadora da liturgia.
Segundo Roberta, a procissão se encerra com a representação do canto da Verônica, conhecida como a mulher que enxugou o rosto ensanguentado de Jesus.
“Toda a comunidade segue o cortejo em direção ao Santuário [Nossa Senhora Aparecida] que, também reflete o canto da Verônica, que apresenta o tecido com o rosto, com a imagem do rosto de jesus ensanguentado”, finalizou Roberta ao g1.
Programação do Santuário
Confira a programação completa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Antônio Lopes de Azevedo, nº 74, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente:
Sexta-feira (29):
18h30 – Teatro da Paixão de Cristo;
19h – Procissão do Senhor Morto – saindo do Santuário.
Sábado (30):
20h – Solene e Vigília Pascal/Celebração da Luz (Santuário e Capela Santa Teresinha).
Domingo (31):
7h, 10h e 19h – Domingo de Páscoa – Ressurreição de Cristo.
Católicos refletem dores de Jesus Cristo na cruz, em Presidente Prudente (SP)
Pascom Santuário
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.