
Se tem uma lição que o professor e empresário José Carlos Barbieri aprendeu com os pais é que seu futuro dependia da Educação. E foi o que o hoje presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) fez. Filho de caminhoneiro e de dona de casa, Barbieri entendeu logo cedo que precisava estudar, e muito.
Foi aprovado no vestibular de Farmácia, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no mesmo período em que começou a dar aulas em cursinhos. Primeiro para os pais dos amigos que estavam voltando a estudar, depois para adolescentes poucos anos mais novos que ele. Para desenvolver a habilidade de dar aula, passou horas e horas ‘falando’ com as paredes, treinando a oratória e os conteúdos das aulas.
Barbieri sabia que a sua vocação estava na sala de aula. Tanto que também cursou Ciências com habilitação em Biologia, pela Fafijam. Depois se mudou para Maringá e aqui empreendeu, comprando um colégio com colegas professores. Hoje é sócio e reitor do Centro Universitário Cidade Verde (Unicv), que tem mais de 80 mil alunos nas modalidades presencial e a distância, com 800 polos, inclusive em Portugal, Japão, Espanha e Reino Unido. Também é diretor-geral do Colégio Axia, que oferece ensino médio.
Paralelo às atividades profissionais, Barbieri decidiu participar de entidades de classe do setor, a Educação, e do mundo dos negócios. Além de cargos em diferentes associações, foi presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe/NOPR), do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e atualmente preside a ACIM, com seus seis conselhos e mais de 5 mil associados. Antes, passou pela vice-presidente de marketing da entidade, onde foi responsável pela Revista ACIM, a mais antiga publicação empresarial do Paraná.
Divulgação
Na presidência da Associação Comercial desde janeiro de 2023, ele tem como desafio aproximar as empresas da entidade, em especial os Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos negócios. Recentemente foi lançada a Casa do MEI, voltada para atender, de graça, os associados que pertencem a esta figura jurídica, por meio de consultorias e mentorias de graça. Outro desafio é a inovação, e para isto a entidade oferece o Inovus, com programas de aceleração gratuitos. “Mais de 80% dos nossos associados são MEIs, micro e pequenos negócios e justamente os que mais precisam de apoio para crescer. Por isso, oferecemos a Casa do MEI, Inovus, a Escola de Negócios com cursos rápidos e outras ferramentas para ajudar os empresários locais”.
Se o conhecimento foi a chave para a prosperidade na carreira e nos negócios de Barbieri, é esta a mesma fórmula que ele quer oferecer para os associados de uma das principais entidades de Maringá, a ACIM.