
Espécie, também conhecida como puma, leão-baio e suçuarana, estava na região de Garuva. Município tem área de proteção ambiental e há avistamentos desse felino nesses locais, segundo secretária. Pumas nadando em rio surpreendem pescadores em SC
Onças-pardas nadando em um rio surpreenderam pescadores na região de Garuva, no Norte de Santa Catarina. A espécie, também conhecida como puma, leão-baio e suçuarana, foi registrada em vídeo pelos homens, que estavam em uma embarcação.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A filmagem foi feita pelo pescador Leo Lopes em 18 de março e tem sido destaque nas redes sociais este mês.
“Gosto muito de pescar naquela região. Eram umas 7h30, eu estava indo pescar. Quando estava passando pela região do Rio Palmital, fiquei admirado por ver essas onças que nem sabia que existiam ali”, relatou Lopes.
“Pela distância que elas vinham nadando, um lugar bem largo, conhecido como Três Barras, e tivemos a sorte de nos aproximarmos bem pertinho delas”, completou.
Lopes disse que pesca com frequência na região, mas nunca havia visto um puma.
A Secretária de Saneamento Ambiental de Garuva, Silmara Ghiggi Ramos, disse que há uma Área de Proteção Ambiental (APA) na região e que onças-pardas já foram vistas nesses locais. “Temos esses avistamentos sim aqui dentro do nosso município. Tem bastante área de vegetação, mais de 70% é Mata Atlântica, temos sim alguns avistamentos”.
Onças-pardas surpreendem pescadores no Norte de SC
Reprodução/Leo Lopes
Maior felino de SC
A onça-parda tem nome científico Puma concolor. A espécie é o maior felino que pode ser encontrado em Santa Catarina, de acordo com o biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
“Desde a década de 1980 que a gente não tem registro de onça-pintada para o estado de Santa Catarina. Então, esse [puma] é o maior felino hoje em dia”, explicou.
Um adulto tem uma média de 70 quilos e 1,5 metros de comprimento. “É um animal que caça mais durante a noite, mas ele pode se locomover durante o dia igual foi registrado ali no vídeo”, disse o biólogo.
Geralmente, um puma é visto sozinho, mas Raboch arriscou um palpite sobre o grupo visto pelos pescadores. “Vão se agrupar na época de reprodução, macho e fêmea, e ali no vídeo provavelmente é uma fêmea com dois filhotes”.
“Eles ficam um bom tempo com a mãe aprendendo a caçar, aprendendo a fugir das ameaças, enfim. Acabam crescendo ao lado dela por um tempo”, completou.
Puma é visto nadando na região de Garuva, SC
Reprodução/Leo Lopes
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias